Unimos a tradição à inovação para levar até a sua mesa o pescado mais fresco da costa algarvia.

O Cabaz Fresco MAR é um projeto da AAPF – Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta – que pretende contribuir para sustentabilidade ambiental, economica e social do nosso territrio e das suas gentes.

Valorizando o pescado e fomentando as relações de proximidade entre quem pesca e quem consome, encuramos distancias, foralecemos relações, e conribuimos de forma significaiva para uma economia circular, solidária e responsável, levando até si o peixe e marisco mais frescos, a um preço justo para todos: pescadores e consumidores.

A nossa história

Em 1993 foi fundada a ADAPSA – Associação de Armadores de Pesca do Sotavento Algarvio – que tinha como principal objectivo defender os Armadores de Pesca do Sotavento Algarvio que exerciam a sua atividade pesqueira maioritariamente em Marrocos.
Com o fim imposto dessa actividade e o desmantelamento da frota pisqueira, a comunidade local viu-se obrigada a se reinventar e adaptar, tendo assim a ADAPSA dado lugar em 2013 àquela que é hoje a AAPF – Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta.
A AAPF – Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta – encontra-se atualmente sediada no edifício da lota da Fuzeta, no concelho de Olhão e tem por fim a representação, defesa, promoção e estudo dos direitos e interesses dos seus associados e o desenvolvimento das indústrias que exercem, tanto da pesca, como das que lhe são afins.

A Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta conta com mais de 70 armadores de pesca da frota artesanal, atuando na pesca local e costeira (pesca de gaiola, ganchorra, redes de emalha/tresmalho, anzol, pesca de armadilhas).

Fruto do seu trabalho desenvolvido junto da comunidade da pesa tradicional, a Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta tem vindo a merecer a reiterada confiança dos mais diversos agentes da sociedade, a começar desde logo pelos seus sócios, aos quais se têm juntado as entidades publica, destacando-se os apoios concedido no âmbito de diversos projetos aprovados, com destaque para os projetos de ação coletiva para equipar as embarcações com meios de salvamento mais eficazes, projetos de armadores individuais para a melhoria das suas embarcações e dos equipamentos colocados a bordo, projetos de compra e aquisição de pescado para ser usado como isco de pesca e, mais recentemente, o projeto Cabaz Fresco Mar.

Saiba mais sobre a AAPF – Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta em: www.aapf.pt

Menu